domingo, 24 de julho de 2011

SOBRE 2012 - Parte 5


25/07/ 2011
Post 5  Amit Goswami e o Ativista Quântico

Dr. Amit Goswami, filho de um guru hinduísta,  é Ph.D. em Física Quântica, sendo um dos grandes cientistas, da atualidade,  que busca conciliar ciência e mística justamente através de conceituações próprias da F.Q,  estará neste mês de agosto, no Brasil,  com a finalidade de credenciar pessoas ao que ele denominou de ativismo quântico.

Através de curso denominado de Formação em Ativismo Quântico ─  Goswami explicará, em profundidade, os aspectos transformadores da física quântica: a não-localidade (a habilidade de se comunicar sem troca de sinais); a descontinuidade (a habilidade para se dar um salto quântico sem passar por passos intermediários); e a hierarquia entrelaçada (a capacidade de se gerar relações não hierárquicas). http://www.amitgoswami.com.br/

Mas o que é, verdadeiramente,  ─ Ativismo Quântico?

Ativismo quântico, digamos, é um movimento já em andamento em alguns pontos do planeta ─ sob a batuta inicial do próprio Goswami ─, que visa levar, a todos os seguimentos do sistema, um olhar diferenciado sobre o próprio materialismo que é a espinha dorsal do capitalismo, tal qual o conhecemos.

Sob nossa ótica, o que Goswami pretende que o Ativista Quântico entenda e repasse é a necessidade de superarmos (individual e coletivamente), a predominância do pensamento dicotômico mente-corpo. Esse pensamento, levado ao extremo, proporcionou ganho fácil, de terreno, aos materialistas, levando o animal humano, em sua grande maioria, a acreditar ser  a  matéria, realidade suprema. Para os materialistas, a chamada causação ascendente ─ átomos/moléculas/tecidos/corpo fisco/cérebro (isto dito de forma bem simplificada), é o que realmente,  é válido. Mas, a F.Q, impôs uma nova visão ─ a causação descendente. A causação descendente “comprova”, de acordo com alguns cientistas quânticos, a existência de Deus, existência essa que independe de qualquer conceituação/conotação de cunho religioso.

Particularmente vejo, a causação descendente,  como comprovação do que expus no livro EgoCiência e SerCiência – Ensaios, que a ENERGIA ─ entendida de uma forma bem mais abrangente do que a própria F.Q, postula, até o momento ─ é  PESAMENTO, INTELIGÊNCIA E LINGUAGEM,  portanto ─ Deus.

A causação descendente deve ter surgido, cremos, como imperativo lógico para explicação de numerosos experimentos científicos para os quais, a causação ascendente não oferecia nenhuma base científica possível e, crível.

Sempre acreditamos na potencialidade da F.Q em mostrar, de forma clara, precisa e científica que ALGO,  de imensa sabedoria permeia-nos, está em nós e  em tudo que existe, não só no Planeta Terra, mas em todo o Universo.

Voltando a Amit Goswami e seu livro O Ativista Quântico, citaremos um pequeno parágrafo do Prefácio; esse parágrafo mostra, em poucas linhas, a profundidade da proposta e grandiosidade do trabalho a ser desenvolvido,  face  a toda  desestruturação do contexto sociedade/sistema/natureza/planeta.

Eis o parágrafo:  “Provocar mudanças na sociedade é tarefa do ativista. Precisamos do ativismo quântico que usa o poder da física quântica. A física quântica nos dá ideias transformadoras, que podem nos modificar e as nossas instituições sociais, devolvendo unidade àquilo que estava separado.”

Acreditamos na importância das propostas de Goswami; cremos, também, que o Brasil é um país propício  ─ pela “porosidade” de seu povo às novas ideias ─, a alavancar esse ativismo quântico, alcançando, quem sabe, patamares altos em radicais e profundas mudanças, bem em acordo com que a Nova Era ─ pós 2012 ─, prevê ser necessário.

Consideramos que Amit Goswami, mais uma vez,  é arauto de boas novas relacionadas ao ciclo evolutivo ─  mental/espiritual ─  do animal humano. Ele foi iluminado quando, em suas próprias palavras ─ “Num lampejo, senti o desafio, e a ideia do livro e o movimento de que ele faz parte vieram-me à mente. Foi preciso existir a física quântica para que descobríssemos a espiritualidade dentro da ciência. Devemos usar a orientação da física quântica para devolver a espiritualidade e a unidade ao nosso meio social, às nossas instituições sociais.”

Quem puder participar desse treinamento,  de Goswami ─ em São Paulo ─ sairá fortalecido em seus ideais de renovação e bem mais preparado para os desafios,  que virão.

Informações sobre, no site abaixo:

Maria ─ Estrela Lunar Amarela
P.S.: qualquer erro, por favor,  nos informe.


Um comentário:

  1. Encontramos um erro, no post em questâo: a seguência ascendente é: átomos, moléculas, células, tecidos, órgão.. Esquecemos das importantíssimas células.
    Maria-Estrela Lunar Amarela

    ResponderExcluir