sábado, 3 de dezembro de 2011

CELAC - Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos


03/12/2011

É com grande alegria que vemos, nesse início de dezembro, tornar-se realidade um de nossos antigos sonhos ─ ver a América Latina, estreitando laços cooperativos, entre países e povos, do continente.

Em 2004, professor Azeitona e eu, mandamos um Projeto de grande porte, relacionado à educação, e incluímos algumas sugestões, entre elas, o estreitamento dos laços entre países da América do Sul. Temos Carta/Ofício ─ 332/MI, oficializando recebimento e tecendo comentários,  sobre.

Em nossa visão, na época, considerávamos que o fortalecimento dos países latino-americanos seria uma estratégia para construção de um sistema econômico/social, com bases diferenciadas; hoje temos absoluta certeza disso, pela urgência em mudanças.

Comentamos, nesse Projeto, que essa união deveria abster-se de toda e qualquer supremacia, de algum país, em específico; deveria ser, realmente, uma abertura ao novo.

Com o governo Lula, começamos a ver uma maior aproximação do Brasil e demais países, da região, em total contragosto do sistema e mídia, neoliberais. Inúmeras críticas foram feitas, em ocasiões diversas, todas elas resquícios do governo neoliberal, anterior.

Neste dezembro de 2011, em Caracas, 33 países estão reunidos para constituir, oficialmente,  a ─ Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

Estamos, em razão disso,  profundamente contentes.

Sabemos das dificuldades de tal projeto alcançar sucesso merecido; são muitas “ordens” contrariadas; o sistema, ainda representado de forma ostensiva, pelas corporações que detém o poder econômico/financeiro, já estão com os olhos e ouvidos bem atentos a essa movimentação da parte do Planeta, sempre considerada ─ “quintal”, favorável à disseminação de ideologias favoráveis aos planos de domínio daquela que pensava ser potência hegemônica, ad infinitum.

Mas, acreditamos que tudo pode ser contornado e levado ao melhor resultado; cremos que para isso, basta fazer um “inventário” abrangente da situação mundial, da situação do sistema, das condições naturais do Planeta e pensar, propor, implantar algo que se afine com o melhor e mais saudável, perante o que aí está, em fase agonizante.

A maior dificuldade, a nosso ver, será colocar os projetos dessa recém Comunidade, ao conhecimento do maior número de pessoas, em cada país envolvido. Consideramos essa a tarefa mais difícil,  pois com raríssimas  exceções, o poder midiático ─ que todos sabemos ser ─  dominado pelo sistema, não fará absolutamente nada no sentido de divulgar qualquer  nota mais importante, a respeito; pelo contrário ─ provavelmente o que for comentado, o será de forma negativa, com um punhado de críticas destrutivas.

Nós, brasileiros, temos que fazer a nossa parte; após saber de todos os fundamentos da CELAC, é nosso dever conversar sobre ela, em nossas rodas de amigos, nas faculdades, nos grupos de estudos, nas redes sociais  enfim, onde for possível. Esse conhecimento e divulgação fará, temos certeza, que muitos se aliem ao novo que está para nascer e que chega sob a égide da Era de Aquário, a Nova Era que é portadora dos germes do novo animal humano, da nova sociedade, e dos pensamentos de ─  COOPERAÇÃO,COMPARTILHAMENTO, JUSTIÇA, HARMONIA, SOLIDARIEDADE!

Deixamos aqui,  os melhores votos de total sucesso à Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos ─ CELAC!

Maria ─ Estrela Lunar Amarela
─ qualquer erro, por favor, nos informe.

Livros disponibilizados para download




Nenhum comentário:

Postar um comentário