sexta-feira, 27 de abril de 2012

RESISTÊNCIA AO NOVO


A resistência ao novo, na grande maioria dos animais humanos, é diretamente proporcional à acomodação ao status quo seja ele aplicado ao material, mental, emocional, etc. ,  sendo inversamente proporcional, é claro,  ao que é denominado de  Pensamento Holístico/Visão Holística.
Nosso enraizamento a tudo aquilo que consideramos o melhor, para nós, não nos deixa ver que outras tantas possibilidades existem e que deveriam ou poderiam ser experimentadas; esse enraizamento consegue nos distanciar de nossa própria constituição quântica que é,  por si só, extremamente criativa, inovadora, multifacetada permitindo a todo complexo físico/mental arranjos e rearranjos múltiplos e incessantes dos quais,não temos percepção, justamente por desconhecermos nossa verdadeira essência/natureza.

A “rigidez” aparente, de nosso corpo físico, complementada pela massiva “concretude” do meio que nos cerca e pelo qual transitamos,  nos afasta da possibilidade de ampla visão, “fechando-nos” em “pequenas caixas” representativas de nossa limitação perceptiva.
Apesar da resistência ao novo não ser exclusividade de grande maioria de adultos, nos jovens ela é bem mais suave; grande parte dos jovens adota o novo, sem maiores análises, sobre. Se por um lado isso é positivo, também trás certo grau de risco aliás, inerente ao novo ; sem maturidade suficiente, muitos jovens embarcam em esquemas que não se mostrarão como boas escolhas. Mas maturidade, nem sempre tem a ver com ser adulto; muitos jovens há possuem,  enquanto muitos adultos e ponha muitos nisso! , agem com um grau de imaturidade que beira a insanidade.

A resistência ao novo abrange, praticamente, todas as áreas de atuação do animal humano, até mesmo o “restrito” ambiente familiar.
No ambiente educacional, pelo menos  no nosso sistema educacional público, principalmente,  a coisa toma proporções desmedidas; implantar o novo, nessa área, é mexer com um verdadeiro enxame de interesses e medos; para a grande maioria o melhor é ficar como está e quem tenta inovar, acaba criando uma avalanche de negatividade, sobre si mesmo.

O mesmo ocorre em pequenas, médias e grandes empresas; algo novo a ser implantado, gera  desconforto de funcionários pela simples razão de ter que alterar esta ou aquela atividade que já havia se tornado rotina; esse desconforto,  é sempre acompanhado pelo medo de perda do status, adquirido.
Enfim, em todos os setores, a resistência ao novo sempre surge, em variadas proporções.

No campo científico, por exemplo, Fritjof Capra foi um dos inovadores que, em princípio, sofreu inúmeros ataques por tentar redirecionar a física para o campo do qual ela sempre quis estar totalmente desvinculada o Místico.

Seu livro, O Tao da Física, de 1975, reeditado em 1983, teve repercussão altamente negativa, nos meios científicos, tanto que sua edição só foi possível pela ajuda financeira de uma grande amiga de Fritjof. Nesse livro, Capra ousou traçar paralelos entre a Física Moderna em especial a Física Quântica,  e o Misticismo Oriental.

Passados 37 anos da primeira edição, do livro acima, começamos a ver uma nova safra de cientistas aturdidos com as implicações da Física Quântica ─,  praticamente comprovar que antigas “conceituações” místicas, traziam embutidas todo um espectro  que hoje, funde-se as mais atuais concepções quânticas. Exemplo disso é o mais novo campo considerado pela física o Campo Akáshico denominado de campo A, cuja origem remonta as mais antigas concepções hindus, entre outras.   Há resistência, ainda; mas o campo está aberto e a Navalha de Occam começa a perder o fio, nessa área.
No campo econômico, no político, no social  estamos pressentindo a chegada do novo, ainda não totalmente visível, compreensível; talvez, por essa razão, haja tanta perturbação; isso é totalmente compreensível e previsto,  até no I Ching.

No início deste, dissemos que a resistência ao novo é inversamente proporcional ao Pensamento Holístico e seu desdobramento natural Visão Holística; mesmo não havendo necessidade de maiores explicações, sobre, consideramos que assim o é, porque os portadores de Visão Holística, não temem o novo;  sabem que ele está constantemente acontecendo, queiram ou não, os resistentes. Os que se atreveram à Visão Holística sabem que se nosso próprio corpo e mente mudam,  quase que a cada segundo, juntamente com nosso meio ambiente mais próximo ou distante, com o próprio Planeta e com o Multiverso a mais nova visão da ciência para o que antes era Universo então, precisamos entender, que mudança é um processo inexorável para o qual, precisamos e devemos estar abertos e atentos.

Maria-Estrela Lunar Amarela

qualquer erro, por favor, nos informe.

Livros disponibilizados para download:
EgoCiência e SerCiência Ensaios
http://pt.scribd.com/doc/66202227/egociencia-livro01-110417160819-phpapp02

EgoCiência e SerCiência Em busca de conexões quânticas
http://pt.scribd.com/doc/77816149/egociencia-livro02-02

EgoCiência e SerCiência versus Algumas questões humanas
http://pt.scribd.com/doc/90894043/EgoCiencia-e-SerCiencia-versus-Algumas-questoes-humanas




Nenhum comentário:

Postar um comentário