sexta-feira, 11 de maio de 2012

CARLOS CASTANEDA E DOM JUAN MATUS


11/05/2012


Sinceramente falando, creio que foi um grande privilégio termos conhecido, lido e assimilado vários ensinamentos da figura central das obras de Castaneda dom Juan Matus.

Carlos Castaneda buscava conhecimentos antropológicos, quando teve seu encontro com  um índio yaqui de Sonora, no México. Esse índio era dom Juan Matus, um xamã, um nagual, um homem de conhecimento, como preferia chamar os de sua linhagem, em lugar de feiticeiro.
Com esse encontro, a vida de Castaneda mudou completamente, de rumo; essa mudança não foi fácil e nem poderia ser , pois os horizontes abertos, através desse encontro,  eram demasiadamente opostos ao que ele pensava e queria, para sua vida, além de serem verdadeiramente estonteantes.

A obra de Castaneda começa com o livro A erva do diabo e se encerra, digamos assim, com o Lado ativo do infinito.
Lendo os livros de Castaneda, passamos a ter uma relação muito próxima, com dom Juan; em alguns momentos chegasse a perceber, a sentir a presença energética, desse nagual; pelo menos, foi o que aconteceu comigo.

Várias e várias citações de dom Juan são inseridas em livros de autores científicos, principalmente os que se dedicam à Física Quântica como é o caso de Fritjof Capra, Penrose, entre outros.
Qual será o motivo dessa aproximação dos físicos, com conceituações de dom Juan?  

Acontece que dom Juan sempre demonstrou conhecimento profundo da ENERGIA, em seu aspecto abstrato, digamos assim. Com o avanço da F.Q, vários e vários físicos estão verificando que algo mais, em relação ao que é conceituado de energia, necessitará ser incorporado para que se possa avançar, ainda mais; não só dom Juan passou a fazer parte de suas análises e comentários como também, todo um rol de pensadores, de místicos, de alquimistas, de profetas.

Essa incorporação extra, nos estudos em Física Quântica ruma, justamente, para uma área sempre relegada e negada, por toda comunidade científica a Mística, entendida em sua plenitude máxima. É tão séria essa nova visão de alguns físicos que, recentemente, resolveram pensar seriamente sobre o que denominaram de Campo Akáshico.  Akáshico deriva da palavra sânscrita Akasha cujo significado original era “radiação” ou “brilho”, tema recorrente e fundamental da filosofia e mística, hindus. Falaremos mais sobre, em outro post.

Voltando a dom Juan, há razões mais que suficientes para que seu nome seja referenciado e reverenciado, por físicos que tratam da Física Quântica, mais especificamente.
Para mim, particularmente, os ensinamentos de dom Juan fornecem uma fonte inesgotável de recursos para se entender a extensão e profundidade da Nova Era que já nos envolve e prepara para seu ápice, além e principalmente de nos dar, de forma clara, ensinamentos de como nos soltarmos das amarras das conceituações puramente materialistas.

Outra peculiaridade dos ensinamentos de dom Juan é seu senso holístico, incitando-nos a sair daquilo que ele denominou de bolha, através da qual percebemos o mundo, a vida de forma distanciada do real, do que está além deles, muito além. Essa bolha, em meu entender, é o “cubículo” onde encerramos nosso Ser, camuflado em ego, esse mesmo ego que os ensinamentos de dom Juan e da Nova era nos dizem para ultrapassarmos, sairmos de suas amarras permitindo ao próprio ego, evoluir para SER.
Entretanto, em razão de minha ligação profunda com conceituações da Física Quântica, o que mais me marcou foi o íntimo relacionamento de dom Juan, com a ENERGIA, que É TOTALIDADE DE TUDO, não apenas de um campo ou outro, da existência do animal humano, dos seres da Natureza, da própria Natureza, do Planeta e do Multiverso!

No livro A arte do sonhar, Castaneda mantém o seguinte diálogo com dom Juan:
O que, exatamente, é o corpo energético? Pergunta Castaneda.

Respondendo, dom Juan diz:  É a contrapartida do corpo físico. Uma configuração fantamasgórica feita de pura energia.
Mas o corpo físico não é feito, também, de energia?

Claro que é. A diferença é que o corpo energético tem apenas aparência, não tem massa. Como é energia pura, pode realizar atos além das possibilidades do corpo físico.
Nesse mesmo livro, outro diálogo,  muito importante e esclarecedor, acontece entre Castaneda e dom Juan:

Falando sobre consciência, Castaneda disse, com certo espanto:
A ideia de que a consciência é um elemento físico é uma coisa revolucionária.

Dom Juan, prontamente se opõe ao que Castaneda supôs ter sido dito, por ele:
─ Não falei que ela é um elemento físico, corrigiu dom Juan.

─ É um elemento energético. Você precisa fazer essa distinção, Para os feiticeiros que vêem, a consciência é um brilho. Eles podem atrelar seu corpo energético àquele brilho e viajar com ele.
Os parágrafos acima são apenas uma pequena pincelada, sobre a incrível relação íntima entre dom Juan e a ENERGIA.

Sem receio de incorrer em erro, considero que boa parte dos que leram os livros de Castaneda e permitiram-se sentir e ver,  esses ensinamentos, poderão hoje compreender, com maior facilidade, conceituações quânticas atuais e as revelações sobre o Salto Quântico Mental e Espiritual pelo qual, o animal humano está passando.
Esse conhecimento que dom Juan demonstrava ter, principalmente sobre Energia ─ mas não só ─, o fez fonte de referência para várias áreas do campo científico.

Permitam-me encerrar, dizendo:
Amo você, dom Juan, por tudo que nos ensinou e, AGRADEÇO!

Maria Estrela Lunar Amarela

qualquer erro, nos comunique.

Livros disponibilizados para download:

EgoCiência e SerCiência Ensaios

EgoCiência e SerCiência Em busca de conexões quânticas

EgoCiência e SerCiência versus Algumas questões humanas









2 comentários:

  1. Um dos fundamentos da fisica quantica é a dualidade onda particula. ouseja, podemos dizer que TUDO o que existe é uma entidade chamada onda-particula, isso segundo LUIS de Broglie. Um carro é feito de ondas, porém 0 seu comprimento de onda é muito pequeno, um elétron ao contrário tem um comprimento de onda muito grande.
    Certa vez D Juan diz para Carlos " Existe 'algo' lá fora, e você interpreta esse algo como uma cadeira, isso porque você foi ensinado a ver esse "algo" como uma cadeira!

    Outra coisa interessante é o Ponto de Aglutinação. D Juan disse que se mover-mos o P.A pdemos até nos transportar a grandes distâncias, neste mundo ou em outros.
    Ora se tudo é onda...então tem também uma determinada frequencia. O P.A pode ser um imenso "seletor" com o qual mudamos a frencia inteira do corpo, podeno com isso alcalçar muitos marcos espaços-temporais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, José Luiz! As obras de Castaneda,em sua maioria, trazendo o nagual dom Juan como protagonista principal, mostra o quanto a F.Q; tem a ver com a Mística em sua essência mais profunda e antiga. Sempre acreditei que através dos postulados já existentes e os que ainda virão (e serão muitos), da F.Q., o animal humano poderá despertar sem os grilhões da religião; aliás, esta não foi favorável à nossa evolução; muito pelo contrário. José, procurei entrar em contato com vc., no face, mas não consegui. Se houver interesse seu - pois o meu já está demonstrado, dê uma olhadinha na minha página que também é: Maria-Estrela Lunar Amarela, iniciando, quem sabe, excelentes diálogos.
      Um grande abraço de LUZ, para você!

      Excluir