domingo, 29 de julho de 2012

Repetições, no mínimo... estranhas!


Já havia esboçado os primeiros parágrafos, para o post de hoje, com intuito de resposta a um e-mail recebido de Guilherme, que se diz leitor deste blog, mensagem essa que trazia certa  “cobrança” sobre a multiplicidade de assuntos postados; foi  uma excelente colocação, que abre espaço para melhores posicionamentos e elucidações.

Entretanto, uma notícia Incêndio em favela de São Paulo deixa 410 desabrigados ,  fez com que mudasse de ideia;  a “sirene” já havia tocado em outras ocasiões; desta vez, disparou.
Acontece que está se tornando repetitivo demais, esse tipo de sinistro, em São Paulo.

Por sorte, uma declaração da Defesa Civil, poupou-nos de pesquisar quantas ocorrências, apenas este ano; segundo a Defesa Civil,  o incêndio na favela Humaitá zona oeste da cidade na sexta-feira 27/07,  seria o 23º ocorrido,  desde o início do ano, o que dá mais de 3 incêndios/mês.  Nesse, o total de desabrigados atingiu cerca de 410 pessoas; perderam tudo, do pouco que tinham.

Como sempre, as causas investigadas trazem, no jargão midiático, as mesmas possibilidades excessiva utilização de “gatos”,  “gambiarras”  pelos moradores  dessas comunidades; depois disso, nada mais é comentado; total silêncio, sobre;  de forma indireta e até subliminar, o silêncio parece culpar as vítimas pelo que aconteceu,  a elas.
Não satisfeita apenas com as declarações da Defesa Civil, partimos para busca de mais informações sobre essas, estranhas, repetições.

Acabei entrando, por acaso, no site da Rede Brasil Atual onde é informado que em 11 de abril, deste ano, foi instalada a  CPI DOS INCÊNDIOS EM FAVELAS DE SÃO PAULO. Segundo matéria do mesmo site, essa CPI não recebeu atenção dos partidos ligados à Prefeitura de São Paulo; claro está que essa CPI, como tantas outras vai dar em... adivinhe!
Não estávamos errados ao ouvir a “sirene” da intuição, disparar; tem algo de profundamente errado e não está havendo, por parte da sociedade paulistana, a necessária demonstração de incredulidade sobre as causas,  apontadas.

Vejam.
Temos em cada capital brasileira e em outros tantos grandes centros centenas de favelas, todas com milhares de “gatos” e “gambiarras” e nem por isso, ocorrem incêndios, de forma repetitiva; aliás, eles são até raros, se levarmos em consideração as precárias situações, dessas áreas.

A cidade de São Paulo, infelizmente, ficou marcada, internacionalmente, pela absurda ação de Desocupação do Pinheirinho; uma brutal decisão da Justiça apoiada, integralmente, pelo governo paulista.  Policiais, armados até os dentes expulsaram, de forma cruel, os moradores além de expor as indefesas pessoas, ao que se poderia chamar de “torturas mentais/emocionais”, entre elas,  a matança de animaizinhos de estimação, em frente de crianças, donas deles.
Creio que tais repetições, em questão, colocará São Paulo, sob holofotes,  mais potentes.

Outros tantos “incidentes” estranhos além dos incêndios, em favelas têm marcado, nos últimos tempos,  a capital paulista. Não queremos avançar na qualificação e possíveis razões reais e não,  fictícias  para tais acontecimentos; qualquer um de nós pode fazer pesquisa, levantar informações, formar sua própria opinião, buscando possíveis ações de desagravo pois há algo profundamente errado e “enigmático” pairando no ar,  em relação a esses “incidentes”.

Maria Estrela Lunar Amarela.
qualquer erro, por favor, nos informe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário