segunda-feira, 9 de julho de 2012

VERBO PRECISAR


Alguns assuntos bailavam, ao nosso redor,  para o post da semana, entre eles situação do Paraguai e reflexos perigosos, para a América do Sul e, as notícias mais recentes sobre o bóson de Higgs.

Entretanto, faz alguns dias que presto atenção maior a frases corriqueiras ditas, não só por mim,  como pela maioria das pessoas.
Ao prestar atenção, nelas, veio imediatamente um link com a Magia,  PNL Programação Neurolinguística  e Noosfera.

Para começar, que frases são essas?

São frases onde o verbo precisar é predominante: preciso ir ao mercado; preciso ir ao shopping; preciso falar com fulano; preciso comprar roupa; preciso mudar de casa; preciso mudar de carro; preciso ganhar dinheiro; preciso ganhar na loteria; preciso pensar; preciso esquecer; preciso decidir; precisamos agir; precisamos mudar paradigmas; preciso passar no vestibular; preciso de outro celu; preciso de outro notebok;  etc,etc,etc...
Buscando por precisar, no dicionário, encontramos, entre outros, o seguinte:

precisar  v. 1. Ter necessidade de;
Claro está, que a utilização desse verbo explicita, de forma clara,  aquilo que desejamos obter ou queremos fazer;  onde reside então, de repente, a possível inadequação em utilizá-lo até mesmo por questão de semântica tão frequentemente?

Vamos tentar ver isso, através daqueles links citados.
Comecemos pelo mais antigo MAGIA.

Sabe-se, até pela própria Bíblia, da existência de magos, assim denominados por serem conhecedores de “fórmulas secretas” utilizadas como ataque ou defesa, prioritariamente.

A magia fazia e faz uso, de diversos recursos; entretanto, seja qual for o recurso utilizado, tanto o pensamento quanto a linguagem associada a ele, são fundamentais para o sucesso do que está sendo pedido, ordenado.
A própria Magia, de milênios e milênios de existência já indicava a própria magia dos pensamentos e de certas palavras.

Pensamento e linguagem são, dessa forma, prioritários para os diversos tipos de rituais mágicos.
Da Magia, passamos para a PNL.

A Programação Neurolinguística não é uma ciência; é uma programação que tem, como base, os avanços obtidos pela Neurolinguística uma ciência que, em seu princípio, buscava apenas o estudo, análise e compreensão de diversos distúrbios de linguagem ocasionados por lesão cerebral. Mas, a neurolinguística ampliou enormemente seu campo tornando-se, interdisciplinar.

Quase todas as pessoas sabem a importância que é dada a PNL, principalmente os profissionais de mídia, os que trabalham com marketing e publicidade por uma única razão: precisam aprender a influenciar a “programação mental de outras pessoas”, criando um espaço útil e eficaz para “inoculação” de memes. Dentro do próprio Buzz Marketing, um dos seis pilares de sua estruturação é Fixação de ideias.
Também para a PNL, Pensamento e Linguagem  seja qual for a linguagem utilizada  são fundamentais para obtenção de êxito.

Como entra a Noosfera, nessa nossa linha de raciocínio?

 A Noosfera, segundo teoria original de Vernadski mineralogista e geoquímico russo ,  seria a terceira etapa no desenvolvimento da Terra, após geosfera e biosfera.
Entretanto, a conceituação de Noosfera, de Vernadski,  foi amplamente trabalha por Teilhard de Chardin e hoje, a própria ciência foca-se, nela, admitindo que nossos pensamentos e nossas comunicações alimentam a Noosfera que, grosso modo, seria um campo nos moldes da Física de “armazenamento de dados”, no caso, pensamentos.

No exato momento que pensamos,  esse pensamento “viaja” à Noosfera onde vai permanecer “arquivado” não de forma estática, é claro, pois em algum momento, alguma pessoa ou várias poderá “captá-lo”, considerando ter, ela mesma, “criado” esse pensamento.
Assim, a Noosfera é alimentada por pensamentos e alimenta os pensamentos, do animal humano.

Para a Noosfera, Pensamento e Linguagem (explicitada na própria essência do pensar), são dados a serem “arquivados”, sejam eles quais forem.
Bem, e daí? 

Daí que a utilização excessiva de “preciso”, provavelmente não seria ou não é aprovada nem pela Magia e, muito menos,  pela PNL.

Mas, por quê?
Primeiro precisar é o mesmo que necessitar; entretanto há uma enorme diferença, sob meu ponto de vista, entre um e outro. Necessidade é algo profundamente atrelado à sobrevivência de ente vivente   necessitamos, essencialmente,  de Ar, Água e Alimento, para nos mantermos vivos.

Quanto ao precisar evocado e exemplificado, no início do post, ele não é, em absoluto, uma necessidade básica, primordial.
Segundo precisar é fraco, aparentemente submisso a algo indefinido; não tem força; ele fica “pairando” num espaço incerto entre o querer e a possibilidade, de.  Assim sendo, nem a Magia nem a PNL o usariam, com absoluta certeza, em seu campo de atuação, salvo se for para influenciar alguém a precisar de alguma coisa.

Só que daí, em sendo maximizado em pensamentos e frases, ele vai criando uma força de propagação que acaba por  se tornar, realmente, a expressão máxima de  necessidades de grande maioria dos animais humanos; acaba por se tornar patológico, pois dessa forma, os “precisares” se multiplicam, se acumulam cada vez mais e,   por coisas totalmente banais, causando profundo estado de ansiedade.
A Noosfera deve estar com acúmulo pensamentos-frases  com entonação máxima do verbo precisar, devidamente “arquivados” e claro, emitidos pela própria Noosfera, sendo captados , então, por animais humanos que tomam, para si, essas “necessidades”.

Acredito nisso porque, até algumas décadas atrás, esse costume era incomum;  não se usava tanto o ─ eu preciso; era usado apenas em situações bastante extremas.
Não conseguimos,  ainda ─ pelo pouco tempo de observação ─ diagnosticar como esse meme, foi inoculado, na mente humana.

Creio, entretanto, que ele nos enfraquece; ele consome nossa energia de pensamento baixando, exponencialmente,  nossa “imunidade” psíquica, emocional, mental e espiritual a qualquer interferência externa.  Esse enfraquecimento nos faz perder  grande parte de nosso senso do que realmente é preciso, do que realmente é imprescindível à nossa vida, nos atolando em precisares que só nos fazem aumentar angústias,  em nada nos ajudando; muito pelo contrário.
De nossa parte, vamos fazer o máximo possível para mudar esse hábito; não será tão difícil por não ser algo tão marcante, em nós; mesmo assim, ele se faz presente, vez ou outra e, por essa razão, vamos empenhar esforço máximo em ─ erradicá-lo de nosso campo mental.

Não sei se conseguimos colocar bem, a questão;  entretanto, a única certeza que temos, é que os que lerem este, provavelmente irão identificar essa realidade em seu meio e partirão para melhores análises e pesquisas, sobre.

 Maria-Estrela Lunar Amarela

─ qualquer erro, por favor, nos comunique.
Livros disponibilizados para download:

EgoCiência e SerCiência Ensaios
http://pt.scribd.com/doc/66202227/egociencia-livro01-110417160819-phpapp02

EgoCiência e SerCiência Em busca de conexões quânticas
http://pt.scribd.com/doc/77816149/egociencia-livro02-02

EgoCiência e SerCiência vs. Algumas questões humanas
http://www.slideshare.net/professorazeitona/ego-cincia-e-sercincia-versus-proposta-do-sagrado














Nenhum comentário:

Postar um comentário