segunda-feira, 26 de maio de 2014

HEURECA, HEURECA,HEURECA!!!!!!!!!!!!!!



Preciso, urgentemente, falar sobre uma descoberta incrível que fiz domingo, ao assistir programa de “debate” em canal fechado de uma mídia capitalista/neoliberal que, como já comentei, faço-o por exclusivo dever de cidadania.
Foi Sensacional!

O curioso é que a semana passada busquei pesquisar/analisar, seriamente, a razão do País ter sido dominado por uma onda de pessimismo/revolta/descrença justamente para tecer comentários em post, do blog.
Para mim, é claro, questões eleitoreiras trabalhadas, insistentemente, pela mídia capitalista/neoliberal sob o disfarce de que o Brasil está mal, seria uma das razões; entretanto, só esse motivo ainda não fechava, não respondia a minha pergunta: O que, exatamente, o povo brasileiro, não aguenta mais?

Ontem, assistindo ao programa acima referenciado, uma visão contundente tomou conta de mim:

 O SISTEMA MIDIÁTICO CAPITALISTA/NEOLIBERAL É UM SISTEMA CARCERÁRIO, PRISIONAL DE SEGURANÇA MÁXIMA!

Todos, sem exceção, que trabalham nesse Sistema Carcerário, são presos que, ao adentrarem de livre e espontânea vontade, nele, assinam contratos que devem conter cláusulas referentes às benesses concedidas mas também, cláusulas que os privam de várias coisas, entre elas, a abdicação TOTAL AO ─ LIVRE PENSAR!       
Nós, que somos considerados peões do Sistema Capitalista/Neoliberal, somos muito mais livres, que eles!       

Veio, então, a certeza do terrível temor dos prisioneiros quando imaginam que, de repente, os peões possam começar a pensar diferentemente do que eles tentam propor, assiduamente; o temor dobra, exponencialmente, quando pensam em algum sistema de governo que incentive o livre pensar; que conclame os indivíduos da sociedade em questão a participar, ativamente, dos destinos do País, seja ele qual for; temem algum sistema que informe, aos peões, que eles são livres e que eles, os incansáveis trabalhadores desse Sistema Carcerário, são os verdadeiros prisioneiros do Sistema Capitalista/Neoliberal.

ISSO INVERTERIA, EM GRANDE PARTE, A ORDEM ESTABELECIDA PELO STATUS QUO ─ DO SISTEMA CAPITALISTA/NEOLIBERAL ─ DE DOMÍNIO DAS MASSAS!     

Eles, os prisioneiros, temem uma série imensa de coisas, além das acima expostas.

Temem, por exemplo, governos com tendências socialistas; temem governos que queiram minorar situações de pobreza e miséria; temem governos com inclinações nacionalistas ou seja, governos que dentro do possível, resguardem interesses nacionais de seus países; temem toda e qualquer pessoa que pense, livremente e, que exponha, de alguma forma, seus pensamentos.

Não vemos, em nenhum sistema midiático, menção a pensadores do calibre de um Noam Chomsky; os que recebem, dele, algumas benesses são livres pensadores que não sejam engajados social/politicamente; são os que Sartre denominou de “intelectuais tradicionais”, o que confessou ter sido, até a época da Guerra do Vietnã.

Como esse Sistema Carcerário tem ampla influência nas questões políticas, o lobby dele, nos Parlamentos, impede até mesmo a modernização do sistema educacional pois atualizar currículos escolares seria algo bastante temerário, sob a ótica dele.

Vou dar um exemplo, do que coloquei no parágrafo acima.

Em 1986, após ler o livro de Fritjof Capra ─ O Ponto de Mutação, considerei oportuno enviar sugestão de que esse livro fosse adotado para pesquisa/debate nas escolas públicas e universidades do País, adaptando-se sua linguagem ao universo diferenciado das regiões brasileiras, em relação às escolas públicas; tremenda UTOPIA, muito mais por se pensar que estávamos sob regime ditatorial!

Não terminei, ainda, a leitura mais recente ─ O futuro Chegou de Domenico de Masi; mesmo assim, creio que seria outro livro importantíssimo a ser adotado para pesquisa/análise em escolas públicas, preferencialmente, com o intuito de conhecimento/entendimento de diversos sistemas sociais ─ Modelos, como ele define. Interessante observar que o capítulo XV que encerra sua extensa e maravilhosa análise, é o próprio título, acrescido de ─ O modelo brasileiro.

Como gostaria de ser chargista e criar charges em revistas, jornais e telas de televisão com grades emoldurando as respectivas manchetes e os prisioneiros, em suas apresentações diárias, na tv.

Como é bom ver os encarcerados tremendo de medo por situações que lhes sejam indesejáveis; agora, além da palidez de suas caras; da opacidade, de seus olhos; do sorriso desdenhoso; do enquadramento ao estritamente formal, posso ver e sentir o quanto eles nos temem pois sabem, perfeitamente, que não precisamos usar de nenhuma violência para que muros e grades de seu Sistema Carcerário aparentemente, tão sólidos, se desmanchem, no ar (lembrando Marx); eles não saberiam o que fazer quando postos lado a lado dos peões.

O artigo para o blog que foi repentinamente substituído, por este, vai sair mas terá acréscimos importantes em função dessa Maravilhosa Descoberta relatada, neste.

Observação: qualquer impropriedade gramatical, me perdoem; pela euforia da descoberta não estou conseguindo fazer a correção com a devida atenção.

Maria-Estrela Lunar Amarela

qualquer erro, por favor, nos informe.

 

                                 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário